Tutoriais : ZModeler 2.08 - Como editar um carro do GTA San Andreas

Saiba como editar um carro do GTA San Andreas. Trocar e retira qualquer peça, como roda, capô, etc...

COMO EDITAR UM CARRO

Primeira coisa, os programas que serão usados:

ZModeler 2.08 (Fazer Download)

TXD WorkShop 4.0 (Fazer Download)

Paint ou Photoshop


1º passo: Baixar um carro desbloqueado .Feito isso você vai extrair o dff e o txd do carro numa pasta qualquer. Feito isso, você abre o txd do carro com o TXD WorkShop como na foto



O txd tem todas as textura do carro. O que é textura? São as fotos que marcam o carro como um motor, um painel e assim por diante.Caso não haja textura a peça fica branca, ele da a cor das peças e define o desenho. Logo mostro como texturizar uma peça.
Você abre o txd do carro clicando em open txd, Depois extraia as fotos que esta dentro clicando em Export e logo depois em Export all textures to bitmaps como na imagem abaixo.
Logo isso, ele irá pedir o local onde você quer que salve as imagens, escolha a pasta onde está o dff e o txd do carro.



Após isso abra com o TXD WorkShop o arquivo vehicle.txd que fica na pasta C:\Arquivos de programas\Rockstar games\GTA San Andreas\models\generic.
Façã a mesma coisa. Extraia as imagnes na pasta do carro tambem. O vehicle é a texturas dos faroes e algumas peças do carro. Por isso se você não extrai-la, vai fica branco.

Agora estamos pronto para abrir no ZModeler.

2º Passo: Abrindo o ZModeler, vá em File e clique na opção Import. Vá até a pasta do carro que quer modificar e ache o arquivo dff. Após seleciona-lo abrirá outras opções novas na parte de baixo, e nao opção Preferable Textures selecione a opção BMP. Após isso abra o arquivo clicando em Open.
Obs: Caso você selecione o dff do carro e a opção Open estiver fechada, significa que este carro está bloqueado e não poderá ser alterado.
O carro abrirá no programa como na imagem abaixo:



Veja que na lateral esquerda tem um painel de controle com algumas opções como na imagem abaixo:
Obs: Siga a legenda que tem abaixo da imagem para cada numero marcado em vermelho na imagem.



1. Serve para juntar duas peças em uma só.
2. Serve para deletar. (É mais facil selecionar e apertar Delete no teclado)
3. Serve para mover as peças para qualquer lado.
4. Serve para girar as peças.
5. Serve para aumentar a peça ou esticar.

Você pode testar cada uma dessas opções, são as mais importantes. As outras vocês vão aprendendo sozinhos com o tempo.

3º Passo: Trocando de Peça

Para começar a editar o carro você tem que começar a editar coisas fáceis ate pegar a prática. Começe trocando uma roda por exemplo.

Exemplo: rodas



No quadrino branco ao lado do nome do carro desabilite a opçao fazendo o carro sumir da área de trabalho. Após isso, você ira fazer o mesmo procedimento que fez para abrir este carro com o outro carro que você quer pergar a roda e ache a roda do carro "wheel_rf_dummy" . Abre ele clicando no + e araste o roda (wheel_rf) ou (Wheel) para fora igual na foto.



Depois vá no nome do carro e aperte o + para deixar normal. Após isso, vc clica com o botao direito em cima do nome do carro que você pegou a roda, vá na opção Edit e clique em Delete deixando só a nova roda aparecendo na área de trablaho. Ache dentro a roda antiga abrindo o carro ali no + e delete. Agora Habilite novamante o quadradinho branco para voltar a aparecer o carro na área de trabalho, você verá seu carro ja com a roda nova. Agora araste a roda que você colocou la para dentro onde estava a antiga roda que você deletou. Pronto ela já ta no carro definitivamente.
Mais e agora a roda fico torta oq eu faço?
E so usar a ferramenta move como na foto abaixo.



Primeira coisa clice em Move quando a peça ficar azul, você pode move-la. Você tem que mover certinho a roda no centro, para explicar melhor tem uns quadradinhos verde (dummiy).
Eles comandam a peça. Se ela não tiver no lugar, ele vai ficar torto então ele que comanda o lugar certo, tipo na foto abaixo. O quadradinho verde tem que ficar certinho no meio da roda.




As Cameras da área de trabalho

No ZModeler, cada quadro onde aparece o carro tem uma opção no canto direito de cima em negrito. Aquela opção corresponde a camera em questão.

3D: Essa camera é apenas para olhar o carro. Como vai/está ficando.
Front: Essa camera é fixa, não se mexe.
Left: Essa camera tambem não se mexe.
Top: Tambem não se mexe.
Back: Não se mexe.
Right: Não se mexe.
Botton: Não se mexe.
User: Serve para texturizar o carro.
Perspective: A melhor em questão. Mexe para qualquer lado igual a 3D e altera as peças tambem.

Agora voltando na roda, bom tudo certo, agora é so exportar o carro.
Va em File e clique na opção Export. Como na foto abaixo terá agumas funções a mais além de exportar como como bloquear o dff.
Siga a legenda da foto logo abaixo dela.



1. Exportar.
2. Escolher onde vai salvar o dff.
3. senpre salve o carro com o mesmo nome orginal, como era savanna salve em savanna.Senão não, da erro no jogo.
4. Escolha a opção GTA San andreas.DFF
5. Em DFF Version selecione San Andreas
6. Ignore esta opção.
7. Clique em Export para finalizar e salvar.

Pronto, O dff está ok. Agora falta acertar o txd se não a roda fica branca.

4º Passo: Remontando o txd.

Abra o txd do carro novamente no TXD WorkShop. Agora vamos adicionar as rodas que você colocou no seu novo carro.

Va na opção Image e clique em New como na imagem a baixo.



Vai abrir um quadro de opções chamado New image. Nela você vai selecionar a opção 32 BPP como na imagem abaixo.



Você vai notar que vai aparecer uma nova imagem (32 BPP) junto das imagens do txd (numero 2 da imagem abaixo). Selecione ela e clique lá em cima na opção Import (numero 1 da imagem abaixo).
Após isso vá na pasta do carro onde você pegou a roda nova e pegue a textura da roda (numero 4 da imagem abaixo). Marque bem o nome da textura, se possivel, copie este nome (numero 6 da imagem abaixo).
Depois clique em abrir. Você ira notar que a textura que você importou substituiu a imagem do 32 BPP que havia ali.



Dê dois cliques na nova textura (numero 1 da imagem abaixo). Vai abrir uma caixa de texto chamada Image Proprties. Na opção Name, cole o nome da textura que você copiou (numero 2 da imagem abaixo), marque a opção Compressed e dê OK (numero 3 e 4 da imagem abaixo)
Feito isto é só salvar o txd clicando na opção Save TXD (numero 5 da imagem abaixo) e pronto!



Agora seu carro está pronto para ser instalado no jogo! Bom jogo.


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22 comentários:

Ediano Gama disse...

otimo tuto aprendi muito por ele,
fiz a mudança da roda,mas eu to tentando colocar uma roda de um BMW 330i Street Tuning para colocar a roda dele em um gol,ai eu salvo e vo no txd mas não tem foto da roda do BMW 330i Street Tuning para colocar.
oq eu faço nesse caso ?

Lucas disse...

Vc tem q achar a textura da roda

Anônimo disse...

Ei cara e muito bom esse post mas eu tenho uma duvida!!
eu coloquei as texturas da roda no txd mas quando troquei ele deu erro no carro pod me ajudar?????????????

Anônimo disse...

onde eu acho um carro desbloqueado pois os q tenho aqui estao todos bloqueados para editar..

salve salve

Anônimo disse...

AE BLZ,
EU CONSEGUI ATÉ A PARTE ONDE FALA SOBRE O QUADRINHO BRANCO , ONDE TÁ ESSE QUADRINHO, NÃO CONSIGO ACHALO, PODE ME AJUDAR...NO MEU PC, NÃO APARECE AS FOTOS DO EXEMPLO...

PRECISO MUITO DESSE TUTORIAL, MEU E-MAIL.

CARLOS19LEAL@BOL.COM.BR

Top Downloads disse...

quando vou para adicionar o carro eu
abro o gmm.exe e quando vou trocar aparece a sequinte mensagem access violation at address 004A7667 in module 'GGMM.exe " rear of address 000000014 por q isso acontece????

Anônimo disse...

Deu Erro,fassa com outro carro

e ve ce da certo

ShiRo disse...

Tenho Uma Duvida,é No ProPrio Programa Que Coloquo A TExtura Ou No TXD Com O WORK SHOP

Nao Ta Dando Certo E O Carro Fica Cinza Mesmo Com A Textura Do VEICLE.TXD DoDiretorio E O TXD Do Carro

Gostaria Que Respondessem


Obrigado

Anônimo disse...

aiw na onde eu acho carros desbloqueados para o gta

Anônimo disse...

Por favor me informem aonde eu baixo carros e caminhoes desbloquiados. Vlw

Anônimo disse...

Onde eu Achoo um Carro Desbloqueado?
Vlw

Anônimo disse...

Alguem Podee Fala Onde eu Baixo Carros Desbloqueados , ou se tem como desbloquea-los ?
Muito Obrigadoo

Solid_Snake disse...

Pra Desbloquear carros Vcs Tem Q Baxa
O RW Analize
Download: http://ifile.it/vhpbuqn

Webmassacration disse...

Ei, Pra quem naum está cpnseguindo ver o post com as imagens, peguei o q eu tinha aqui, mais o post acima e montei td num arquivo pdf pra melhor vizualização, se o autor do post naum autorizar pode apagar este comentario com o link.

Download: http://www.4shared.com/file/216074450/1255aaec/Tutorial_Completo_Como_Editar_.html

Espero Ter Ajudado :D

Unknown disse...

Vlwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww...
ja tava um tempo tentandu...
agora consegui uhull!!!

tnks manu e ótimo post & tuto...

EEE a galera q ta tentanduuuu pode fazer q da certin só depende de vc fazer como ta ae .

vlws""
by: samu 13/05/010 xD

Anônimo disse...

vcs q tao com problema na hora de consigui carro desbloqueado
uma dica todos os carros originais do gta sa sao desbloqueados intao é so extrair com um programa como img tool ou alci's ing editor

Diego OHollister disse...

Oi, então, as imagens não estão aparecendo, tem como arrumar??

Anônimo disse...

ou quando vou arrastar a peça ela não vai vai junto com o carro o que que eu faço

Anônimo disse...

o que fazer quando no jogo não aparece nenhuma roda nem a nova nem a velha?

Anônimo disse...

ra preciso de ajuda edito o dff eo tdx dos carros e salvo tudo certo ate ai mas quando instalo no jogo os carro ficam sem textura. Pq isso acontece?

ProoStyle3D disse...

>>Tutorial<< (parecido)

1º - Exporte o carro que quer editar para qualquer lugar do seu pc..

2º - Use o RW ANALYZE e procure o arquivo .dff que voce extraiu...(Esse programa serve para desbloquear o carro)

3º - Abra o arquivo .txd com WORK SHOP e aperte em Export, e selecione Export to bitmaps (nao lembro como escreve certinho) vai abri uma nova janela e voce exporta aonde esta o .dff e .txd .

4º -Abre o zModeler, procura o .dff e import ele, seu carro ja estara desbloqueado para editar e com as texturas certas..

**Pessoas com problema para acha o 'quadradinho branco' :: Apos voce abrir o .dff eo carro aparecendo ali no zmodeler, voce olha no lado do programa vai estar o nome do carro que ele vai substituir [Ex: Antes do nome do carro tem um quadradinho com um risquinho azul marcado Bobcat.dff vc desmarca e o carro some] e voce faz a msm coisa que falei no começo, e vc abre o carro que quer pegar a roda e desmarque o quadradinho e aperta mais e procura onde tem wheels é só puxa a roda pra fora....

gilvan disse...

Alguém me ajuda eu não consigo fazer os carros aparecerem com as texturas quando o carro aparece tá sem a textura e quando ele não aparece a textura tá no carro alguém pode me ajudar?